A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), intensifica em maio sua atuação na pauta da segurança viária, com ações integradas à campanha internacional Maio Amarelo. Criado em 2011 pela ONU, o movimento chama atenção para a urgência de reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, utilizando o amarelo como símbolo de alerta e conscientização.
Neste ano, o tema da campanha é “Mobilidade Urbana”, e as atividades programadas pela administração municipal reforçam o compromisso com a valorização da vida e a promoção de um trânsito mais seguro.
O prefeito Luiz Zaffalon destaca que Gravataí tem avançado de forma consistente na redução de acidentes. “Estamos investindo em sinalização, fiscalização e, principalmente, em educação no trânsito. Mas é fundamental que cada cidadão compreenda seu papel para garantir a segurança de todos. O bem maior é a vida”, afirma.
Ações de destaque na cidade
No próximo dia 15 de maio, será realizado um simulado realístico de atendimento de emergência para múltiplas vítimas, com início às 14h. A atividade contará com a participação de diversas forças de segurança e socorro, como o SAMU, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Resgate Anjos do Asfalto e Central de Ambulâncias. O objetivo é treinar o atendimento em situações críticas e mostrar à população o funcionamento integrado das equipes em ocorrências de grande porte.
Já no dia 24 de maio, ocorre a 1ª edição do “Moto Vida”, um evento promovido pelo Colégio Dom Feliciano com o apoio da Prefeitura e participação do Moto Club Confraria das Máquinas e do grupo Resgate Anjos do Asfalto. A concentração para a motociata começa às 9h, na praça ao lado do Cestto Atacadista, reunindo motociclistas e comunidade em uma ação de conscientização e respeito no trânsito.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio Jerônimo, trabalhar a educação para o trânsito nas escolas é uma das estratégias mais efetivas. “As crianças e jovens são agentes multiplicadores dentro de casa e entre os amigos. Investir nesse público é semear um futuro com menos imprudência e mais responsabilidade nas vias.”
A mobilização em torno do Maio Amarelo reafirma o papel da Prefeitura como liderança nas políticas públicas de mobilidade e segurança viária, com foco em salvar vidas e transformar comportamentos.