A Prefeitura de Glorinha anunciou nesta semana que a construção do Eco Ponto do município entrou na fase final. O projeto foi viabilizado ainda na gestão do ex-prefeito Paulo Corrêa, responsável por articular a obtenção de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil, destinada pelo deputado federal Carlos Gomes (Republicanos).
A destinação da verba foi formalizada em 2 de abril de 2024, quando o então prefeito Paulo Corrêa recebeu o presidente do Republicanos de Glorinha, Jeferson Adalberto Goulart, que entregou oficialmente o ofício emitido pelo gabinete do deputado. Na ocasião, a Prefeitura publicou a informação em suas redes sociais.
De acordo com registros oficiais, a conquista dos recursos foi resultado da agenda realizada pelo ex-prefeito, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Flavio Soares, ao gabinete do parlamentar em Brasília, em outubro de 2023.
A atual gestão, liderada pelo prefeito Leonardo Carvalho, assumiu a continuidade do processo no início deste ano, dando prosseguimento aos trâmites administrativos e legais que estavam em andamento. A licitação para a construção do Eco Ponto foi publicada em dezembro de 2024 e, após homologação em fevereiro deste ano, a empresa vencedora iniciou imediatamente a execução da obra.
Com a obra praticamente concluída, o Eco Ponto será uma estrutura fundamental para o município, oferecendo um local adequado para o descarte de resíduos. A iniciativa busca coibir o despejo irregular de lixo em vias públicas, terrenos baldios e cursos d’água, contribuindo para a redução de problemas de saúde pública, enchentes e custos com a limpeza urbana.
O deputado Carlos Gomes é um dos parlamentares que, nos últimos anos, mais destinou recursos para Glorinha, embora não tenha obtido reconhecimento expressivo nas urnas locais.
A Prefeitura informou que, com a finalização dos trâmites, a obra deverá avançar para sua entrega à comunidade em breve.
