Com o objetivo de reduzir acidentes e preservar vidas, a Prefeitura de Gravataí colocará em funcionamento, a partir deste domingo, 1º de junho, novos controladores de velocidade e equipamentos para coibir avanços semafóricos em pontos estratégicos da cidade. A medida foi definida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), que utilizou como critério o histórico de ocorrências graves, inclusive fatais, registradas nesses locais.
“O foco é salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro, complementando outras iniciativas já adotadas pelo município”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio. Segundo ele, a ação representa mais um passo importante na política de segurança viária da cidade.
Radares na parada 97
Os novos controladores de velocidade foram instalados na parada 97 da Avenida Ely Corrêa, em ambos os sentidos da via, onde já ocorreram diversos acidentes graves provocados pelo excesso de velocidade. A velocidade máxima permitida no trecho será de 60 km/h, conforme laudo técnico de engenharia.
Os equipamentos passaram por rigorosos processos de vistoria e aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), garantindo precisão no monitoramento e aplicação das normas de trânsito.
Como exemplo positivo da eficácia dos radares, a Semurb relembra o caso da chamada “Curva do Bigode”, na parada 74 da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. Desde que ali foram implantados controladores eletrônicos, em maio de 2023, o local não registrou mais acidentes, tampouco vítimas fatais.
Avanços semafóricos para conter imprudência
Além dos radares, entram em operação também, a partir deste domingo, dois sistemas de avanço semafórico na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira: um na parada 68, no cruzamento com a Avenida São Luiz, e outro na parada 74, entre o quartel do Corpo de Bombeiros e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos, na Cohab C.
Esses dispositivos registram infrações cometidas por motoristas que atravessarem o semáforo com o sinal vermelho, uma das principais causas de colisões e atropelamentos no município. Conforme o levantamento técnico da Semurb, os dois pontos foram priorizados em razão do alto índice de acidentes causados pelo avanço indevido do sinal.
Mais segurança, menos acidentes
A Prefeitura de Gravataí reforça que a instalação desses equipamentos não visa apenas a fiscalização, mas sobretudo a educação e prevenção. A expectativa da gestão municipal é que, assim como em outros pontos da cidade, a presença dos dispositivos reduza drasticamente a quantidade de acidentes e contribua para um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres.