Mais de 600 doses aplicadas: Prefeitura realiza ação de vacinação no Gravataí Shopping

A Prefeitura de Gravataí aplicou 626 doses de vacinas em uma ação realizada no Gravataí Shopping, na última semana. A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso à imunização e atualizar o esquema vacinal da população. Estiveram disponíveis três vacinas: contra a gripe (Influenza), HPV e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Entre as doses aplicadas, 565 foram da vacina contra a gripe, que continua disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade em todas as 30 unidades de saúde do município.

O prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância da participação da população nas campanhas de imunização:

“Foi-se o tempo em que a eficácia de vacinas era questionada. A Prefeitura faz a sua parte disponibilizando os imunizantes. Se todos fizerem a sua parte, a população de Gravataí estará protegida e as unidades de saúde disponíveis para casos que realmente demandam atendimento.”

O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, reforçou que o município mantém ações de vacinação fora das unidades de saúde, com iniciativas em escolas, eventos públicos e outros espaços.

“A prevenção é o melhor caminho. Nosso objetivo é levar a vacinação onde as pessoas estão”, afirmou.

Saiba mais sobre os imunizantes aplicados:

  • Vacina contra a gripe (Influenza)
    Indicada para toda a população a partir de 6 meses. A gripe é uma doença respiratória com alta transmissão, especialmente no outono e inverno. A vacinação ajuda a evitar internações e complicações graves.
  • Vacina contra o HPV
    Disponível para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos até 31 de julho (ampliação temporária da faixa etária). O HPV está relacionado ao desenvolvimento de cânceres como o de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe, além de verrugas genitais.
  • Vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
    Indicada para pessoas de 1 a 59 anos. O esquema vacinal é de duas doses para quem tem entre 1 e 29 anos, e uma dose para pessoas entre 30 e 59 anos. Profissionais de saúde devem tomar duas doses, independentemente da idade. Contraindicada para gestantes.

A população pode procurar a unidade de saúde mais próxima para receber qualquer uma dessas vacinas ao longo da semana. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura ou entre em contato com a Secretaria Municipal da Saúde.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *