Gravataí amplia vacinação contra gripe para toda a população

A imunização contra a gripe (influenza) está liberada para toda a população de Gravataí. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza a vacina nas 30 unidades de saúde da cidade, para pessoas com 6 meses de idade ou mais. O imunizante pode ser aplicado junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sem necessidade de intervalo entre elas.

O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, reforça a importância da vacinação como forma de prevenção:
— É essencial que a população procure nossos postos para se proteger contra a gripe e possíveis complicações. A vacina é segura e salva vidas — destaca.

Mesmo com a liberação para o público em geral, a recomendação é que os grupos prioritários redobrem a atenção e compareçam às unidades de saúde. Entre os principais grupos de risco estão as crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas.

A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra três tipos do vírus influenza: A H1N1, A H3N2 e B. Em Gravataí, o público prioritário soma 72.095 pessoas. Até o momento, apenas 25.324 doses foram aplicadas, o que representa uma cobertura vacinal de 25,38%. A meta da campanha é atingir ao menos 90% de imunização em cada grupo de risco.

Segundo a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), os dados de 2025 mostram que os grupos prioritários são os mais vulneráveis às complicações da doença. No estado, já foram confirmadas 37 mortes causadas pela gripe neste ano, sendo 25 entre idosos e duas em crianças menores de 5 anos.

A SMS também lembra que pessoas com comorbidades — como diabetes, doenças respiratórias e cardíacas — integram o grupo de maior risco e devem receber a vacina o quanto antes.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *