Com o objetivo de qualificar os serviços de acolhimento familiar no município, representantes da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) de Gravataí participam, de 9 a 11 de junho, de uma formação nacional na cidade de Gravatá, em Pernambuco. O evento é promovido pelo Programa Amigo de Valor, do Banco Santander, e reúne cerca de 300 profissionais de 65 projetos sociais de 20 estados do Brasil.
Entre os projetos selecionados, apenas três são do Rio Grande do Sul, incluindo o Programa Família Acolhedora de Gravataí — reconhecimento da seriedade e do impacto positivo do trabalho desenvolvido na cidade.
A capacitação tem foco na política da criança e do adolescente e busca qualificar tecnicamente os profissionais e conselheiros, além de fortalecer o papel dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio técnico especializado.
Para o secretário da SMFCAS, Leandro Ferreira, a participação da equipe na formação representa um avanço importante. “Essa qualificação técnica é fundamental para aprimorar o Programa Família Acolhedora em Gravataí e reforçar o trabalho do CMDCA. Nosso compromisso é com a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, destacou.
Representam Gravataí no evento:
Bianca Guedes, diretora de Proteção Social Especial
Cristiane Santos da Rosa, chefe da Divisão de Alta Complexidade Criança e Adolescente
Dalila Martins, conselheira representante da sociedade civil no CMDCA
Antônio Pinheiro, presidente do CMDCA
Conselheira governamental do CMDCA
Sobre o Programa Família Acolhedora
O Programa Família Acolhedora oferece a crianças e adolescentes afastados de suas famílias por medida protetiva a oportunidade de viver em um ambiente familiar temporário, com afeto, cuidado e segurança. Em Gravataí, a política se consolida como uma alternativa humanizada ao acolhimento institucional, reforçada por investimentos em capacitação e comprometimento da rede de proteção.
Interessados em conhecer o programa ou se tornarem famílias acolhedoras podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 3600-7679.