Com o objetivo de valorizar a gestão escolar e fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Gravataí encaminha, nesta terça-feira (10), à Câmara de Vereadores, projeto de lei que propõe o reajuste das Gratificações de Direção (GD) e Vice-Direção (GVD) das 75 escolas da rede municipal. A proposta prevê aumento de até 40%, com base em critérios proporcionais ao número de alunos matriculados por escola.
A revisão foi elaborada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) e estabelece novos níveis de gratificação, calculados com base na multiplicação de coeficientes específicos pelo Valor Referencial de Vencimento (VRV) vigente. A medida integra um conjunto de ações voltadas à valorização dos profissionais da educação, conforme destacou o prefeito Luiz Zaffalon.
“O reajuste busca premiar o esforço destes profissionais em fazer uma educação cada vez melhor. A direção da escola é fundamental para alcançarmos resultados satisfatórios. E outras medidas ainda virão, com foco no reconhecimento de quem atinge metas e objetivos”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, enfatizou que o reajuste atende a uma demanda histórica da categoria. “É essencial reconhecer o papel das direções escolares. Com esse reajuste, buscamos estimular a liderança pedagógica e a qualificação da gestão, promovendo um ambiente mais positivo para toda a comunidade escolar”, explicou.
Educação como prioridade
A proposta também dialoga com outras frentes adotadas pela administração municipal para elevar os indicadores educacionais da cidade. Atualmente, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais e finais de Gravataí está abaixo da média estadual.
Para reverter esse cenário, o município firmou parceria com o Centro Lemann, por meio do projeto Lideranças por uma Educação Resiliente no RS. A iniciativa visa a capacitação de gestores públicos e escolares, com foco na regeneração estrutural das escolas, recomposição das aprendizagens e melhoria contínua dos resultados educacionais.
Além disso, a Smed reforça que está aberto o período de inscrições para o Curso de Formação e Gestão Escolar, exigido para servidores interessados em concorrer a cargos de direção e vice-direção a partir da gestão de 2026. As inscrições seguem até o dia 13 de junho, conforme previsto no Edital 01/2025.