Cultura campeira: 22ª edição da Pousada dos Carreteiros reúne mais de mil pessoas em Gravataí e celebra a preservação das carreteadas no município

Um evento voltado a fortalecer a preservação das tradições das carreteadas em Gravataí. Assim pôde ser definida a 22ª edição da Pousada dos Carreteiros, realizada no último final de semana na Santa Tecla. O evento, organizado pelo CTG Estância de Gravataí, teve a participação de 138 carretas, reunindo mais de mil pessoas, entre famílias e convidados, realçando a grandeza da cultura dos tropeiros.

“Preservar a cultura faz do nosso governo. Eventos dessa magnitude fortificam o sentimento e a valorização dos saberes e costumes da cultura campeira”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon. No último ano, o evento não foi realizado em virtude das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. “Esse ano tivemos a retomada da festa, com céu azul e muita comemoração”, celebrou.

A Pousada dos Carreteiros contou com o apoio da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O secretário da pasta, Patrick Silva, enfatizou a importância do evento para a área cultural da cidade. “A Pousada dos Carreteiros é muito mais do que um encontro, é a celebração de uma história que atravessa gerações e que precisa ser fortalecida e valorizada”, afirmou.

“Durante o evento, pudemos ter uma amostra viva da cultura de nossa região. Nossa Pousada foi um sucesso, quem veio conseguiu presenciar toda a história das carreteadas, juntas de bois, carretas, acampamentos, culinária, ou seja, tudo que envolve uma pousada e o que os carreteiros faziam quando viajavam”, comemorou o coordenador do Departamento de Carreteiros do CTG Estância de Gravataí e organizador do evento, Maurício Bitelo.

Ainda segundo Bitelo, houve um baile no CTG para os carreteiros e demais convidados, o que movimentou o galpão. “Também tivemos uma atração com o concurso Boi do Futuro, destinada a terneiros, na qual é avaliado a doma dos animais, uma prova muito disputada pelos carreteiros”, disse.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *